Como superar os primeiros anos de vida de uma empresa. Parte 5 – Encante o seu cliente.
Encante o seu cliente

De acordo com uma pesquisa realizada pela American Express, 78% dos consumidores cancelaram ou não fizeram uma compra pretendida, devido ao mau atendimento ao cliente. Outros estudos mostraram que é preciso várias experiências positivas do cliente para compensar uma negativa.
Dessa forma, para a empresa ter saúde para enfrentar os primeiros anos, precisa desenvolver uma política de excelência no atendimento, afinal é muito mais fácil vender para clientes fiéis, do que para novos prospects.
Nesta série de artigos que estamos publicando semanalmente, temos abordado diversos assuntos com intuito de preparar o empreendedor para atravessar os primeiros anos, que são os mais difíceis de enfrentar. Esta semana vamos falar sobre ENCANTAR O CLIENTE.
Boa leitura!
Já não há mais dúvidas de que investir no relacionamento com o público é a chave para o sucesso de qualquer negócio. A qualidade no atendimento é um fator estratégico no mercado, e as organizações buscam todos os dias novas soluções para atingir a excelência.
Seja por um tempo de resposta que não atende à expectativa, ou um vendedor mal treinado: quem já não teve uma experiência ruim ao procurar uma empresa? E é justamente o investimento na experiência do cliente que faz a diferença em termos de competitividade.
A melhor forma de criar um relacionamento com o seu público é conhecendo-o!
Parece óbvio, mas muitas empresas ainda perdem a oportunidade de obter informações valiosas dos consumidores.
Você pode buscar formas inteligentes para atualizar o seu banco de dados: enviar e-mails para confirmar informações, manter uma área do cliente no site, ou até mesmo oferecer descontos e vantagens mediante cadastro na loja.
Conhecer o seu público é fundamental para implementar estratégias, tornando os atendimentos mais direcionados e efetivos.
Abaixo listamos algumas dicas para melhorar o atendimento ao seu cliente:
- Mostre interesse no cliente.
Você precisa se conectar com ele, ouvir o que ele tem para dizer. As pessoas são carentes em serem ouvidas, e se ele identificar que você se importa, você terá 70% de chance de fechar a venda. Neste momento em que você ouve o cliente, identifique as dores que ele tem e como você vai solucionar todas elas!
- Transmita confiança.
O mínimo que se espera quando você vai oferecer um produto ou serviço é que você tenha total domínio sobre ele. Estude seu produto ou serviço e treine sua equipe para dominar o assunto também. O conhecimento gera confiança e credibilidade, afinal de contas, o consumidor deseja saber a opinião de quem os está atendendo, e os argumentos do vendedor servirão para construir um elo de confiança e transparência entre ambas as partes.
- Se coloque no lugar do cliente.
A empatia no atendimento ao cliente é uma habilidade na qual o atendente realmente consegue compreender a necessidade daquele consumidor e, com isso, resolver os seus problemas da melhor forma possível.
Ou seja, é ir além do script e se colocar no lugar do cliente, entendendo de maneira real e sincera as dores apresentadas por ele naquele momento.
- Supere as expectativas do seu cliente
Muitas pessoas acham que entregar a solução e ter certeza de que a pessoa entendeu o problema e como foi resolvido já é suficiente para fazer com que o seu cliente crie uma admiração e encantamento pelo seu serviço. Mas eu te digo que nem sempre! Afinal entregar o que foi prometido é o mínimo que se espera de um atendimento!
Para superar as expectativas você precisa entregar um plus, aquele algo a mais que o cliente não está esperando!
Existem algumas formas de entregar este plus que nem sempre exigem investimento monetário, como um bilhete escrito a mão, por exemplo, agradecendo a compra, ou uma antecipação de prazo, um cartão de aniversário com um cupom de desconto, enfim... coloque sua criatividade para jogo e mãos na massa!
E você, já superou a expectativa de algum cliente e foi surpreendido com a reação dele? Conte aí nos comentários!
Semana que vem voltaremos com a parte 6 com esta sequência de artigos que podem fazer a diferença no futuro da sua empresa!
Conhece alguém que precisa conhecer estas dicas valiosas? Compartilhe este artigo e vamos juntos salvar as micro e pequenas empresas deste Brasil!



