Como superar os primeiros anos de vida de uma empresa – parte 03 – Identifique seus custos.
Identifique seus Custos

Iniciar um projeto, investir tempo e dinheiro na sua realização, apostar em um sonho, não pode ser visto como uma aventura, afinal, em tempos difíceis, não há nada pior que ter prejuízos. Para que tenha sucesso em sua iniciativa, o novo empresário deve, antes de dar início ao seu projeto, estar preparado para atravessar os ciclos mais críticos do seu negócio e isso só será possível se ele for capaz de definir estratégias, trabalhar com planejamentos e tiver conhecimento profundo do produto ou serviço, do mercado e dos concorrentes.
Nesta série de artigos que estamos publicando semanalmente, temos abordado assuntos muito pertinentes com intuito de preparar o empreendedor para atravessar os primeiros anos, que são os mais difíceis de enfrentar. Esta semana vamos falar sobre CUSTOS.
Boa leitura!
Contabilizar os custos é preciso, já que a questão financeira merece análise e cuidado por parte do futuro empresário. Não basta ter apenas o capital básico para a abertura da empresa. O empreendedor tem de saber que uma margem de segurança será necessária para a manutenção do empreendimento nos primeiros anos de vida, já que a empresa não terá recursos próprios para se manter. Em outras palavras, ele deverá tirar recursos próprios para manter sua empresa nos primeiros tempos. Sendo assim, é bom que se faça os cálculos corretamente, pois além de suas contas pessoais, o empresário também arcará com as tributações, impostos, encargos trabalhistas e as contas fixas da empresa.
Mas, como classificar os custos?
Primeiramente vamos definir o conceito de custos e despesas, pois são diferentes:
CUSTO é todo e qualquer gasto ou saída de caixa que uma empresa tem, e que estejam diretamente relacionados à produção dos produtos ou serviços. Em outras palavras CUSTO é tudo aquilo que é imprescindível para a entrega do produto ou serviço final, por exemplo matéria prima do produto, mão de obra para produzir o produto, ou no caso da prestação de serviço, mão de obra operacional para realizar o serviço, etc.
DESPESA, por sua vez, engloba todos os gastos relativos à administração da empresa, como as áreas comercial, de marketing, de desenvolvimento de produtos e financeira. Tem um detalhe, se seu negócio for uma agência de marketing, por exemplo, a mão de obra do pessoal de marketing passa a ser custo, uma vez que é o objeto do seu serviço final e assim por diante.
A gestão estratégica de custos e despesas é o que diferencia as empresas de sucesso dos negócios que desperdiçam dinheiro em áreas desnecessárias.
Para fazer uma boa gestão de custos é importante saber diferenciar os custos fixos dos que são variáveis. Apesar de parecerem semelhantes, esses custos possuem importantes diferenças e vão impactar de maneiras diversas o cotidiano da empresa.
Nos custos fixos, os gastos não se alteram, independentemente do volume de trabalho da empresa. Podemos citar como exemplo o aluguel de espaço físicos e maquinários, folha de pagamento de colaboradores, entre outros.
Já os custos variáveis são aqueles que sofrem alteração dependendo do nível de atividade do negócio. Por exemplo, em um salão de beleza, quanto mais clientes forem atendidos, mais produtos, como shampoos e esmaltes, serão utilizados. Logo, esses itens precisarão ser repostos e influenciarão em um aumento de gastos, conforme a demanda de atendimento.
Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.
Também é a partir dos custos de produção que se define a precificação de serviços e produtos. Por isso, ao manter um bom controle dos custos, é possível definir os preços de forma mais assertiva e lucrativa para a companhia.
Um escritório de contabilidade pode ajudar a realizar um planejamento financeiro assertivo para fazer uma gestão estratégica de custos. Ela irá guiar a tomada de decisões mais assertivas de investimentos e redução de despesas.
E você, faz a gestão de custos e despesas de forma estratégica no seu negócio? Conte aí nos comentários!
Semana que vem voltaremos com a parte 4 com esta sequência de artigos que podem fazer a diferença no futuro da sua empresa!
Conhece alguém que precisa conhecer estas dicas valiosas? Compartilhe este artigo e vamos juntos salvar as micro e pequenas empresas deste Brasil!



